Projeto Eu Passarinho oferece oficina gratuita de observação de aves em escola rural no Santa Rita, em Marliéria-MG
- Eu Passarinho

- 6 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
No último dia 11 de novembro, o Projeto Eu Passarinho foi até o povoado de Santa Rita, vizinho ao Parque Estadual do Rio Doce em Marliéria para iniciar suas atividades do ano de 2024.
As atividades foram desenvolvidas pela manhã na Escola Municipal Marciano Felisberto Pinto, com alunos do primeiro ao quinto ano.

As atividades se iniciaram com a exposição de um vídeo do Canal Planeta Aves e uma palestra conduzida pelo guia de observação de aves Henrique Junior. Na palesra, os alunos puderam aprender como localizar e identificar aves e a importância do uso de equipamentos como binóculos e monóculos na observação de aves.
Além disso, todos os alunos do turno foram presenteados com um Guia de Campo para Pequenos Exploradores, livro infantil produzido especialmente para uso no projeto, por meio do qual os alunos podem aprender como dar seus primeiros passos na observação de aves e como identificar as principais aves da região.
Alunos da Escola Municipal Marciano Felisberto Pinto Recebem guia de campo do projeto Eu Passarinho
Após esse momento, os alunos foram conduzidos para a parte externa da escola onde puderam observar na prática as aves que vivem por ali com o auxílio dos monóculos do projeto.
Durante a passarinhada pela área rural, diversas espécies foram avistadas como saíra-amarela, sanhaço-cinzento, maitaca-verde, figuinha-de-rabo-castanho, seriema, maria cavaleira, garrinchão-pai-avô, etc.
Em seguida, os alunos voltaram para sala de aula para uma oficina de arte com o artista plástico Freddy Cosme que ensinou como criar tintas utilizando pigmentos do dia a dia como urucum, cúrcuma, terra, argila, café, etc.






























Comentários